Nas últimas décadas do século XX, o espaço social agrário tornou-se mais complexo como consequência da modernização da agropecuária. Um dos grupos sociais do campo brasileiro é descrito em:
- A. o camponês do Sul vivencia a expansão do binômio trigo-soja e se transfere para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, passando a se dedicar ao agronegócio canavieiro.
- B. os trabalhadores permanentes foram reduzidos e aumentaram os temporários nas médias e grandes propriedades do Centro-Sul e zona da mata nordestina.
- C. os posseiros, em luta pela posse da terra na região central do país, tornam-se os pilares da resistência contra a expansão do agrobusiness no Centro-Oeste.
- D. o camponês, descendente de imigrantes europeus, torna-se o colono tecnicamente mais moderno que desenvolve as bases da agricultura familiar nas periferias urbanas.
- E. os trabalhadores sem-terra pressionam o Estado e são os beneficiários de programas de colonização oficiais e particulares que são implantados na Amazônia Ocidental.