A construção do conhecimento geográfico é resultado da contribuição de diferentes pensadores nas mais diferentes áreas do conhecimento ao longo da história. Sobre a introdução ao pensamento geográfico, assinale a alternativa INCORRETA:
- A. As diversas correntes da Geografia Clássica, ou Tradicional, na tentativa de eleger um objeto de análise, se apoiaram em elementos do Positivismo. Uma primeira manifestação dessa relação está na redução da realidade ao mundo dos sentidos, ou seja, a análise geográfica limitar-se-ia aos aspectos visíveis dos fenômenos, por meio do método indutivo, considerado, na época, o principal meio de explicação.
- B. A Geografia Regional é uma corrente da geografia desenvolvida inicialmente por Vidal de La Blache e que se apoia na concepção antipositivista e historicista, contestando a corrente determinista cujo principal representante foi Ratzel. A existência de regiões geográficas, defendida pela geografia regional, resulta da harmonia entre as condições naturais, as heranças históricas e a criação humana, daí resultando um espaço com características individualizadas e únicas.
- C. A Geografia Qualitativa ou Velha Geografia, surgiu da necessidade de compreender a organização espacial para poder planejar e agir nesta organização (re)organização espacial. Foi bastante influenciada pelo meio técnico-científico-informacional e se utilizou da elaboração de técnicas para melhor trabalhar e analisar os fenômenos geográficos.
- D. Nenhuma das alternativas.