Os alunos precisam compreender a função dos mapas para que consigam interpretar e produzir suas próprias representações do espaço. Como os professores devem direcionar seu trabalho a fim de introduzir esses conhecimentos aos alunos?
- A. Para interpretar um mapa, é necessário conhecer os conteúdos dele (população, divisão política, ocupação de solo, tipos de relevo e vegetação etc.) e saber os conceitos que fundamentaram a sua elaboração (localização, perspectiva, proporção, simbolização etc.), já que ele não se explica por si mesmo. Para compreender essa linguagem, a turma necessita aprender, por exemplo, conceitos de orientação espacial. Isso será útil para entender o posicionamento do espaço representado.
- B. Para ajudar a turma a adquirir visão espacial, o trabalho com imagens aéreas e de satélite é um importante aliado. Sites como o Google Maps e programas como o Google Earth permitem visualizar mapas e fotos que podem ser analisados e comparados com outros tipos de representação, como croquis produzidos pelos alunos.
- C. Os desenhos e as maquetes são atividades fundamentais à análise de fotografias, uma é pré-requisito de abordagem à outra e há uma ordem de ensino entre elas, é importante observar essa ordem. Os alunos precisam ter contato com essas diferentes representações do espaço para que possam refletir sobre a função e as formas de produção dos mapas.
- D. Nenhuma das alternativas.