A paisagem é tudo que vemos, é tudo que a visão alcança a partir da posição em que o observador se encontra. Ela é formada não apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, adores, sons etc. A sua leitura e interpretação revela as características da sociedade que a elabora. Assim sendo, sobre a paisagem urbana, a estrofe da canção acima revela
I) a opressão da população pobre da periferia, que enfrenta a precariedade do acesso aos serviços essenciais e à moradia e está exposta à violência e ao controle dos aparelhos de segurança do Estado.
II) as constantes mudanças estruturais na composição da paisagem urbana, mudanças essas impostas pelos interesses do capital imobiliário, que são os comandantes da construção/reconstrução do espaço urbano.
III) a atuação dos movimentos sociais urbanos em prol da construção de uma cidade mais plural, inclusiva e que atenda as demandas de moradia e lazer de todos os cidadãos.
IV) a poluição do ar gerada pela concentração industrial e pelo uso de meios de transportes particulares movidos por combustíveis de origem fóssil e que se revela nos tons de cinza que cobrem os grandes centros urbanos industriais.
V) as constantes mudanças de alocação das atividades econômicas que se reproduzem no espaço urbano e que ditam as suas mudanças funcionais.
Estão corretas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...