Embora não seja uma reprodução simplificada da Geografia praticada nas academias, o ensino da Geografia Escolar é influenciado por cada contexto vivenciado na construção epistemológica da Geografia Científica. Nesse sentido, o ensino da disciplina geográfica nas escolas inspirado na Geografia Crítica se propõe a:
- A. privilegiar os procedimentos metodológicos mnemônicos, objetivos, neutros e mecanicistas, enfatizando a memorização de informações pelo aluno, que são veiculadas pelo livro didático e pelo discurso do professor, como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.
- B. sintetizar, através do uso das técnicas estatísticas e do cálculo matemático, a integração de fenômenos naturais e humanos heterogêneos de uma dada área como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.
- C. enfatizar a dimensão subjetiva que os sujeitos desenvolvem em relação ao meio ambiente, com a finalidade de considerar as experiências individuais de cada aluno com o espaço como o objetivo fundamental do ensino da Geografia Escolar.
- D. utilizar as informações midiáticas para que o aluno construa a sua visão dos processos socioespaciais que acontecem no mundo. Nesse sentido, é o objetivo da Geografia Escolar focar nas atualidades e as informações veiculadas pelos meios de comunicação se constituem como as verdades que devem ser reproduzidas pelo professor para os alunos na sala de aula.
- E. considerar que o espaço resulta das relações dialéticas sociedade/natureza mediadas pelo trabalho social, salientando o papel do aluno como um sujeito que participa ativamente desse processo de construção, como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.