Em meados do século XX, geógrafos franceses, como Pierre George, põem em questão a noção de modo de vida desenvolvida por Vidal de La Blache. Em contraposição a este conceito, argumentava-se que
em economias industriais, com estrutura social diferenciada e processos técnicos e econômicos complexos, deve-se dar ênfase à análise dos sistemas econômico-sociais.
a relação do homem com o meio é cada vez mais, uma relação mediada pela tecnologia, portanto, a análise geográfica deve se preocupar mais com as novas tecnologias.
com a exacerbação da Guerra Fria, no pós-Segunda Guerra Mundial, só existia espaço para dois modos de vida no Globo: capitalista e socialista, objetos de estudo da Geopolítica.
o homem deve ser visto como parte do meio ambiente e não um modificador deste, incorporando os conceitos de ecossistema e desenvolvimento sustentável.
o advento da moda, como fenômeno social generalizado, produz transformações constantes no modo de vida, tornando-o um conceito de pouca aplicabilidade na análise geográfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...