Ao longo da história do pensamento geográfico, uma categoriachave da ciência geográfica, a região, foi projetada pela modernidade e, assim como esta, sofreu os abalos e as rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, e consequentemente em seu ensino. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No ensino, a construção do conceito de região deve ter como princípio a diferenciação de áreas.
É com Friedrich Ratzel que a região aparece pela primeira vez ligada à ideia de espaço geográfico, evidenciando a necessidade de se produzir um conhecimento sintético sobre diferentes áreas da superfície terrestre.
A construção de alguns conceitos importantes na geografia, como o de região geográfica, foi orientada pela concepção ambientalista do pensamento geográfico.
A inclusão das ações humanas na análise regional acrescentou unidade à ciência geográfica e facilitou o seu ensino.
Na nova geografia, os estudos regionais são impulsionados pela difusão dos trabalhos de campo, que demonstram preocupação com a discussão do conteúdo articulado com a prática e as implicações na geografia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...