Os combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, ainda respondem por mais de 80% da matriz energética mundial. Cresce a consciência acerca da necessidade de se encontrarem alternativas ao seu uso, justamente devido ao seu principal efeito, a emissão de gases poluentes. O grande problema a dificultar a ampla adoção da energia solar ou eólica, por exemplo, é o seu elevado custo. Para alterar esse quadro, é preciso
transformar radicalmente a matriz energética brasileira, hoje concentrada no petróleo e em seus derivados, diferentemente do que ocorre em outras grandes economias.
abandonar o conceito de eficiência energética, inalcançável concretamente, e apostar na energia hidrelétrica, malgrado seu elevado potencial poluidor.
incentivar permanentemente a pesquisa em ciência e tecnologia para a geração de energia limpa a custos inferiores, de modo a possibilitar seu uso geral.
vencer a resistência ainda existente aos biocombutíveis, os quais, embora emitam menos poluentes, apresentam a grande desvantagem de não ser renováveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...