Os projetos de irrigação devem ser elaborados para atender às demandas das plantas nos períodos mais críticos. Com relação aos métodos e projetos de irrigação, assinale a opção correta.
Na irrigação por sulco em solos arenosos, a inclinação e a vazão de entrada podem ser maiores em relação a solos argilosos, por serem menos sujeitos aos efeitos da erosão e por apresentarem tempo de oportunidade menor.
Em um projeto de irrigação, em que é necessário aplicar determina lâmina de irrigação e a vazão disponível é inferior à demanda da cultura, podem-se adotar como alternativas a redução da área irrigada, a redução da quantidade máxima de água consumida pela cultura, o aumento da eficiência de irrigação a 100%, a redução do período operacional diário e o armazenamento do volume deficitário em um reservatório.
Uma maneira simples de se obter a vazão de projetos de irrigação por aspersão convencional é multiplicar o número de distribuidores de água (aspersores) na lateral pela vazão do distribuidor que funciona com a pressão média, que, nesse caso, ocorre na metade do comprimento da lateral, multiplicado pelo número de laterais.
Na irrigação por gotejamento e microaspersão, podem ser utilizados emissores autocompensados, que permitem manter a vazão constante ou praticamente constante ao longo da lateral até certo comprimento , em que a aplicação é de forma circular somente na microaspersão e molha uma faixa contínua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...