O manejo e a extração de produtos florestais no Brasil são de grande importância social, econômica e ambiental, sendo que melhores resultados são obtidos com a aplicação de tecnologias apropriadas em função dos objetivos propostos em cada situação. Acerca do manejo sustentável de recursos florestais madeiráveis e não madeiráveis, assinale a opção correta.
O sistema de manejo de alto fuste prioriza a produção de madeira de maior diâmetro e sua característica é de não promover intervenções de desbaste ou desrama na implantação da floresta. O sistema de talhadia proporciona menor custo na produção madeireira, dispensa preparo de solo e aquisição de mudas e os ciclos de cortes são mais curtos.
O sistema de seleção é uma técnica de manejo de florestas nativas, em que as árvores maduras são colhidas somente como indivíduos espalhados e em intervalos relativamente pequenos, repetidos indefinidamente, onde um povoamento florestal uniforme é mantido.
A desrama natural em povoamentos densos é mais eficiente para eucalipto do que para a maioria das espécies de Pinus. Na desrama artificial, o objetivo mais tradicional é a produção de madeira limpa em rotação mais curta em relação à desrama natural.
O sistema Taungya é qualquer combinação de cultivos durante todas as fases de estabelecimento de plantios, com o objetivo principal de produzir madeira e culturas agrícolas, e envolve interações que incluem as interferências entre os componentes e o sombreamento das árvores nos cultivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...