As práticas ambientais adequadas na silvicultura nem sempre são seguidas, por conseguinte, impactos ambientais negativos são verificados em diversas regiões do Brasil, destacando-se o esgotamento dos recursos hídricos e a contaminação do solo e da água próximos às plantações. No que se refere aos impactos ambientais das atividades de silvicultura no estado da Bahia, assinale a opção correta.
O cultivo do eucalipto no extremo sul do estado da Bahia ocorre em áreas propensas à regeneração da Mata Atlântica, que acabaram por ser devastadas para dar lugar aos eucaliptais. Para estudo dessas áreas, pode-se aplicar matrizes que possibilitam correlacionar as interações existentes entre atividades e elementos ambientais e identificar as atividades mais impactantes.
No plantio do eucalipto usam-se recursos hídricos na irrigação e lavagem do maquinário de plantio e colheita, que associados ao uso intensivo de agrotóxicos, contaminam os córregos, riachos e rios, passando pelos mangues costeiros e desaguando em bocas e barras da costa do extremo Sul da Bahia, no entanto, nesta situação, os arrecifes costeiros, que são áreas essenciais para a sustentabilidade ecológica local, não são afetados.
A substituição da vegetação nativa do Cerrado por eucalipto, o qual possui evapotranspiração superior, não gera redução anual na recarga da água subterrânea e no período de fluxo dos rios temporários.
Os impactos ambientais da exploração do eucalipto na Bahia ainda são mínimos, restringindo-se, basicamente à contaminação dos recursos hídricos decorrente da exploração das áreas agricultáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...