O atual Código de Ética Profissional do Psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social deste profissional ao longo de décadas, sua atuação em diferentes espaços, a participação na construção de práticas e saberes distintos e sua forma de responder e lidar com pontos delicados como os dilemas éticos. Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo de 2005, é incorreto afirmar:
é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender a evolução do contexto institucional legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes.
foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania.
pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.
a formulação deste Código de Ética, o quinto da profissão de psicólogo no Brasil, explicita em seus artigos a questão do preconceito racial e sexual, umas das novidades desta edição.
na sua construção, entre outras coisas, buscou-se estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não suas práticas particulares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...