A comissão de cartografia geotécnica da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental (IAEG) iniciou seus trabalhos em 1968 e em 1976 publicou pela Unesco um guia para preparação de cartas geotécnicas que unificou os conceitos básicos utilizados em cartografia geotécnica. Várias afirmações são feitas a seguir com base nessa publicação. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) A definição adotada é de que uma carta geotécnica é uma carta geológica que fornece uma representação generalizada de todos os componentes de um ambiente geológico que tenha importância para o planejamento do uso do solo e para o projeto, construção e manutenção das obras de engenharia civil e de mineração.
( ) As informações básicas para elaboração das cartas geotécnicas são: dados das rochas e dos solos; as condições hidrogeológicas; e as condições geomorfológicas.
( ) As cartas geotécnicas são classificadas de acordo com sua finalidade ( específica ou múltipla) e escala (pequena, média e grande).
( ) São consideradas escalas pequenas as iguais ou menores que 1:100.000, escalas grandes as iguais ou maiores que 1:1.000 e médias as entre 1:1.000 e 1:100.000. ( ) Na preparação de cartas de zoneamento geotécnico, os níveis taxonômicos são assim definidos: Regiões, baseado na uniformidade dos diferentes elementos das estruturas geotectônicas; Áreas, baseado na uniformidade das diferentes unidades geomorfológicas regionais; Zonas, baseado na homogeneidade litológica e no arranjo estrutural dos complexos formados pelas litofaceis das rochas e solos; e Distrito, nos quais as condições hidrogeológicas e fenômenos geodinâmicos são uniformes.V, V, F, F, V
V, F, F, F, V
V, F, V, F, V
F, V, F, V, F
V, F, V, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...