Sobre o processo de modernização da agricultura brasileira, NÃO é correto afirmar que
- A. o processo de modernização intensificou-se a partir dos anos 70, quando houve, de acordo com dados da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento de mais de 1.000% no número de tratores utilizados, em relação à década de 50.
- B. apesar do processo de mudança da base técnica no campo, ainda não surgiu no Brasil os complexos agroindustriais, típicos dos países centrais, que representam a integração técnica entre a indústria que produz para a agricultura, a agricultura e a agroindústria.
- C. o processo de modernização da agricultura brasileira está intimamente ligado à fase conclusiva do processo de substituição de importações a internalização de indústrias produtoras de bens de capital e de insumos modernos, ou seja, a entrada no país de multinacionais produtoras de tratores, fertilizantes, herbicidas etc.
- D. o processo de modernização foi orientado para a modernização do latifúndio, para os grandes proprietários, potenciais compradores dos produtos industriais, cuja produção se instalara no Brasil tendo, como base, os complexos agroindustriais, o que acabou gerando maior disponibilidade de empregos votados aos pequenos produtores que não foram alcançados pelo processo de modernização.