Pode-se dizer que só muito recentemente, a humanidade começou a perceber que os climas terrestres não são compostos por ocorrências isoladas, de fácil compreensão. Examinar o quadro global por inteiro ao invés de eventos localizados, revela uma inter-relação complexa entre energia solar, rotação planetária, composição atmosférica, interação atmosfera-oceano, interações físico-químicas e a influência da vida. Na expressão moderna, a dinâmica atmosférica é um sistema caótico, ou um sistema formado pela composição de sistemas ordenados com componentes compreensíveis criando um sistema desordenado que apresenta eventos imprevisíveis. (DEMILLO,1998)
A partir da reflexão acima e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
- A. a compreensão humana acerca da dinâmica climática global se baseia atualmente em princípios científicos cujos modelos analíticos corroboram uns com os outros, já que estes buscam explicar diferentes aspectos e antropomorfismos dos eventos naturais ocorridos no planeta.
- B. a existência de um moderno aparato tecnológico diminui a complexidade da detecção das anomalias meteorológicas, sobretudo na zona intertropical, embora aí as trocas de energia que condicionam a dinâmica climática terrestre sejam menos expressivas devido ao comportamento mais estável da temperatura ao longo do ano.
- C. os principais modelos e sistemas de monitoramento global destinados à detecção dos fenômenos responsáveis pelas mudanças climáticas ainda são controlados pelos países desenvolvidos, uma vez que tais empreendimentos exigem vultosos investimentos em pesquisa e formação de mão de obra especializada.
- D. o reconhecimento de que a atmosfera não é estática impôs mudanças na maneira como os climas vêm sendo abordados, sendo que, atualmente, a ênfase dos estudos relativos a essa temática repousa na explicação dos fenômenos meteorológicos ─ com seus processos e interações ─ e não mais em modelos meramente descritivos.