Analise este diagrama que esquematiza os mecanismos através dos quais a mudança climática afeta a saúde humana, segundo o IV Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
- A. a supressão dos efeitos deletérios do clima na saúde assume prioridade nas políticas públicas voltadas para esse setor em geral, já que os impactos causados pelas alterações ambientais à vida das pessoas acometem, sobretudo, os povos expostos direta ou indiretamente aos fatores que levam a essas alterações.
- B. o conhecimento dos mecanismos, pelos quais a mudança climática global está afetando ou poderá afetar a saúde das populações, poderá ser utilizado para desenvolver uma rede de diagnóstico, modelagem, análise e intervenção, de modo a minimizar os efeitos desse problema.
- C. os efeitos da mudança climática sobre a saúde humana são modulados por meio tanto de fatores naturais (características ambientais), quanto de fatores sociais, tais como a eficiência do sistema de saúde e de ações institucionais representada pelas linhas verticais do diagrama.
- D. um dos aspectos mais importantes no estudo das relações entre clima e saúde refere-se à análise da vulnerabilidade socioambiental da população, conceito fundamental para o mapeamento dos povos sob maior risco de serem atingidos pelas perturbações provocadas por eventos ou mudanças econômicas.