Carl Sauer (1889-1975) é a principal referência no desenvolvimento da Geografia Cultural norte-americana, centrada na denominada Escola de Berkeley, da qual foi o líder. Seus herdeiros são ainda extremamente ativos. Um dos marcos importantes desenvolvido por Sauer remete a crítica ao determinismo ambiental, enfatizando o papel da cultura como determinação, desse modo, substitui o determinismo ambiental pelo determinismo cultural, que pode ser entendido como
- A. o conjunto de criações humanas que desempenha papel de determinação, podendo a cultura ser vista como entidade supraorgânica.
- B. a cultura como única e o seu desenvolvimento reprodutível, ou seja uma perspectiva calcada no historicismo.
- C. o conjunto de significados elaborados e reelaborados pelos diferentes grupos sociais a respeito das diversas esferas da vida.
- D. a cultura como um contexto, isto é, reflexo, meio e condição das diferenças socioculturais, não sendo nem determinante nem determinada.
- E. a cultura não se enquadra nem na perspectiva historicista de evolução, nem em um modelo evolucionista no qual todos os grupos reproduzem as mesmas etapas.