As diretrizes compatíveis com a vulnerabilidade natural a erosão considerando as características descritas na zona do Macrozoneamento Ecológico e Econômico do Estado do Maranhão são:
- A. Áreas prioritárias para estudos complementares e mais detalhados para avaliação mais criteriosa das características socioeconômicas e ecológicas, e subsídio a destinação mais adequada desta área.
- B. Desenvolvimento das atividades primárias nas áreas desmatadas ou convertidas para outros usos agropecuário ou agrícola, com práticas adequadas e manejo no uso dos recursos naturais, especialmente o solo, preservando os remanescentes de vegetação natural.
- C. Atividades das comunidades tradicionais e indígenas podem ser fomentadas, mas carecem de ordenamento, organização, controle e desenvolvimento e políticas públicas e investimentos devem ser controlados e direcionados levando em conta as limitações e fragilidades ambientais locais.
- D. Garantir a integridade do ecossistema e áreas prioritárias para estudos complementares e mais detalhados para avaliação mais criteriosa das características socioeconômicas e ecofisiológicas.
- E. O desmatamento incremental deve ser criterioso e evitado, de forma a manter as características naturais no entorno de áreas de florestas de manguezais e trata-se também de áreas onde o pagamento por serviços ambientais deve ser intensificados favorecendo os moradores locais.