Um psicólogo está envolvido na seleção de projetos a serem financiados por uma organização. Sua participação se justificou, a princípio, pela presença de projetos na área de atenção à saúde, tópico sobre o qual ele é recorrentemente consultado pelos outros participantes da seleção. Dentre os dois projetos finalistas, inclusive, um é de autoria de um grupo de psicólogos.
Nessa situação, em termos éticos, o que deve orientar a posição do psicólogo diante do grupo que conduz a seleção?A avaliação da viabilidade financeira dos projetos concorrentes e a projeção que podem alcançar no entorno social, uma vez que o psicólogo tem, antes de tudo, responsabilidade em relação à organização para que trabalha.
A opinião da maioria do grupo, uma vez que o psicólogo deve assumir um posicionamento democrático e conciliatório, zelando pela resolução dos conflitos nos grupos em que trabalha.
A defesa do campo da psicologia, beneficiando, portanto, o projeto que promova a prática da psicologia, independente de suas outras características ou das características do projeto com que concorre.
Os temas relativos ao campo da psicologia, como a promoção da dignidade do ser humano, o contexto político e social, a promoção de saúde das coletividades e a eliminação da violência.
Os critérios circunscritos pelos saberes produzidos pela psicologia, pois o art. 6º do Código de Ética do Psicólogo recomenda que, ao lidar com profissionais não psicólogos, o psicólogo encaminhe a outros as demandas que extrapolem seu campo de atuação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...