Ariovaldo Umbelino de Oliveira, em seu livro Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos (1987, p. 96), afirma que "o estado do Pará conhece a ação de órgãos oficiais de colonização [...] desde a década de 40; no entanto, foi com o PIN (Plano de Integração Nacional) e a Transamazônica que esta ação se intensificou". A respeito do assunto, é correto afirmar que
- A. o PIN, antes de sua adoção, foi amplamente discutido com as comunidades que seriam afetadas por ele, e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), ao ser implantado, considerou a realidade da região e a história dos colonos-migrantes, essa é a principal causa do sucesso do programa.
- B. os projetos incluídos no PIN foram distribuídos harmonicamente no contexto estadual, visando garantias quanto ao domínio brasileiro nas fronteiras políticas setentrionais, o que refletia a estratégia da geopolítica militar da época.
- C. a colonização oficial, adotada pelo PIN em relação ao Pará e à Região Amazônica, adotou uma política sistemática de remoção de trabalhadores das regiões consideradas de tensão social, como o Nordeste, para aquelas consideradas de baixa densidade demográfica, como a Amazônia.
- D. um dos principais projetos do PIN foi o Plano Integrado de Colonização (PIC), que trouxe para o Estado, em especial para Altamira, um grande contingente de colonos oriundos basicamente do Sul e do Sudeste do país, que seriam responsáveis pela implantação do plantio da cana-de-açúcar, atividade que ainda tem sucesso nos dias atuais.