Questão número 575466

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"(...) Na verdade estamos muito longe de uma sociedade de cidadãos. Nossas tradições históricas e nossos dilemas não-resolvidos nos empurram perigosamente em outra direção. A propriedade latifundista da terra se propõe como sólida base de uma orientação social e política que freia, firmemente, as possibilidades de transformação social profunda e de democratização do país (...). No Brasil, o atraso é um instrumento de poder (...)" (José Souza Martins, O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. p. 12 e 13.) 

A interpretação da citação acima possibilita afirmar que:

  • A.

    ao contrário do que afirma o texto, no Brasil as grandes propriedades latifundistas constituem uma alavanca para o progresso, uma vez que nelas são praticadas atividades agro-exportadoras que possibilitam o equilíbrio da balança comercial, além de que a sua presença não causa quaisquer problemas que digam respeito a conflitos fundiários.

  • B.

    os grandes latifúndios, herança histórica de nossa colonização, dificultam o acesso à terra, por parte dos pequenos lavradores sem-terra, e retarda as transformações sociais no campo e a conquista da cidadania.

  • C.

    o atraso econômico do país deixará de existir quando for implantada uma reforma agrária justa, eficiente, plena e democrática. Essa reforma acabará de vez com problemas de ordem fundiária no país.

  • D.

    o poder dos latifundiários é o único fator de atraso no campo e impedimento da conquista de uma verdadeira sociedade de cidadãos.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...