NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O poema acima aborda de forma poética um dos mais graves problemas ambientais da Amazônia e muito presente no oeste e sudoeste do Estado do Pará. Trata-se da contaminação por mercúrio das águas do Rio Tapajós. Sobre o assunto em questão é verdadeiro afirmar que:
o uso do mercúrio também conhecido com o nome de "azougue", é muito recente na região, aproximadamente uns cinco anos, e as conseqüências para a população é insignificante, uma vez que não contamina a cadeia alimentar.
embora o mercúrio venha sendo usado há muitas décadas na extração do ouro na região, foi com a entrada das "máquinas" que seu uso alcançou grandes proporções. Além da contaminação da cadeia alimentar devido ao uso desse metal, a garimpagem proporciona também os efeitos nocivos da destruição de barrancos e leito dos rios, o lançamento de óleo diesel, detergentes e de graxas no rio Tapajós e seus afluentes.
recentes descobertas do emprego de outras substâncias, que apresentam maior capacidade de união ao ouro para a formação da amálgama, provocaram o total desaparecimento do uso desse metal na atividade garimpeira.
como a atividade garimpeira sempre foi inexpressiva no contexto do oeste e sudoeste paraense, os efeitos do uso do mercúrio na garimpagem atingem uma população muito reduzida: apenas os garimpeiros que aspiram o vapor do mercúrio são contaminados, haja vista que esse vapor, após chegar à atmosfera, não retorna à superfície da Terra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...