A leitura e a interpretação do mapa e os conhecimentos a respeito das economias motivadoras da ocupação, povoamento e produção do território norte-riograndense permitem afirmar:
- A. A cana-de-açúcar, assentada no latifúndio e no trabalho assalariado, foi a primeira atividade que serviu de base para a ocupação e o povoamento da microrregião da Zona do Alto Apodi.
- B. A pecuária surgiu como atividade exigida pela economia canavieira e exerceu papel importante na ocupação e no povoamento do sertão e de terras do agreste potiguar.
- C. A mais importante cidade do Estado, Mossoró, surgiu como empório comercial, no final do século XVIII, em função da produção salineira na zona anterior da costa.
- D. O extrativismo vegetal da carnaúba e da oiticica, iniciada pelo colonizador branco, assume papel principal na ocupação e no povoamento do Planalto de Borborema.
- E. A sesmaria gerou um novo tipo de domínio territorial, a fazenda, que se fixou no sertão e no agreste em função da cultura algodoeira e da criação de ovinos, caprinos e suínos.