O crescimento da utilização da eletricidade faz com que a indústria das barragens esteja entre as mais importantes "indústrias" do mundo. Entre as formas de produzir eletricidade, a produção através da hidroeletricidade (barragens) representa mais de 79% de toda eletricidade produzida no Bras il. Existem no Brasil aproximadamente 2.000 barragens.
(Adaptado de H. M. Carvalho. O campesinato no século XXI − possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 361-366)
São algumas das conseqüências da construção de barragens:
melhoria das condições de vida das famílias que permaneceram à beira do lago da barragem; e aumento das emissões de gás carbônico pela decomposição do material orgânico coberto pelas águas do lago.
crescimento da violência, da prostituição e da disputa pelo emprego em função dos trabalhadores contratados para construir a barragem e que acabam ficando na região; aumento das doenças endêmicas e comprometimento da qualidade da água que afeta as atividades de pesca e agricultura.
redução das emissões de gás carbônico pela decomposição do material orgânico coberto pelas águas do lago; e vantagens financeiras adquiridas pelos moradores desapropriados em função da construção do lago e da barragem.
vantagens financeiras adquiridas pelos moradores desapropriados em função da construção do lago e da barragem; melhoria das condições de vida das famílias que permaneceram à beira do lago da barragem; e aumento das doenças endêmicas e comprometimento da qualidade da água.
aumento das doenças endêmicas e comprometimento da qualidade da água que afeta as atividades de pesca e agricultura; vantagens financeiras adquiridas pelos moradores desapropriados em função da construção do lago e da barragem; e crescimento da violência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...