Analise a tabela e as afirmativas sobre a posição do Brasil no cenário mundial e suas contradições como semiperiferia.
I. As contradições do Brasil enquanto semiperiferia são mais claras no comércio internacional. A direção dos fluxos comerciais coloca-o ainda entre os países periféricos que comercializam mais com os países desenvolvidos do que com seus vizinhos.
II. Três elementos revelam o caráter ambivalente do Brasil como semiperiferia. O primeiro é a natureza do comércio. Depois da recessão do início dos anos 80, o Brasil distanciou-se dos seus vizinhos latino-americanos com uma enorme repercussão nas exportações. O segundo elemento é a abertura de mercados e a diversificação de parceiros comerciais. O terceiro elemento a destacar no comércio diz respeito ao fechamento/abertura da economia brasileira.
III. Considerando-se as múltiplas dimensões do poder, e os limites impostos pelo crescente endividamento externo, pode-se definir o Brasil como uma potência regional, restrita em termos estratégicos à América do Sul, com influência política na América Latina e África Portuguesa, e com atuação econômica que se estende ao Oriente Médio.
IV. A posição que ocupa no poder mundial como o primeiro país sul-americano, concede-lhe, por extensão, o status de maior potência regional.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, III, IV
II, IV
I, IV
II, III, IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...