Inseridos em um grande esquema de reorganização do território, os grandes projetos agropecuários implantados na Amazônia, beneficiando-se dos incentivos oficiais, provocaram um intenso reordenamento no espaço rural regional com a incorporação de novas áreas destinadas à pecuária. Hoje essas áreas constituem-se basicamente de novas pastagens que ainda proliferam na região. Dentre os fatores que contribuíram para o crescimento recente da pecuária na Amazônia, destacam-se
- A. a vocação natural da região para a atividade, com inúmeras áreas de campos limpos e/ou inundáveis, como os campos do Marajó e do Baixo Amazonas, e a mão-de-obra extremamente farta e barata.
- B. os benefícios que os pecuaristas possuem por causa da baixa aplicação do código florestal, o que possibilita a exploração ilegal de madeiras, que constitui uma fonte de renda adicional, e a excelência da rede rodoviária regional, que facilita o transporte dos animais até os abatedouros e os frigoríficos.
- C. o baixo preço da terra rural e a maior produtividade das pastagens.
- D. o fato de a atividade não ser considerada predatória, uma vez que os espaços usados para a implantação de pastos são de antigas áreas agrícolas abandonadas e já degradadas.