As transformações verificadas na agricultura brasileira, nas últimas décadas, devem ser analisadas em conjunto com o desenvolvimento do modo capitalista de produção em nosso país e, nessa perspectiva, nota-se que:
o desenvolvimento do modo de produção capitalista na agricultura brasileira favoreceu a criação de um modo de produção industrial no campo, porém sem participação do capital internacional.
a utilização de máquinas agrícolas, adubos químicos e outros produtos industrializados nos diversos setores da produção agrícola mostra o processo irreversível e homogeneizador do modo de produção capitalista no meio rural.
a agricultura familiar, em especial na região Sul do Brasil, tem demonstrado que é possível gerar renda e emprego para a população rural, sem estabelecer vínculos com o capital proveniente da produção industrial.
o processo migratório do campo para as cidades, que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960, teve pouca expressão no estado de São Paulo, onde as mudanças nas relações de trabalho evitaram o êxodo rural verificado em outras regiões do país.
o processo de produção e consumo capitalista na agricultura brasileira se dá de forma complexa, desigual e contraditória, marcado pela concentração espacial e setorial do progresso técnico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...