O mundo de hoje, substancialmente urbano, dá origem a um modo de vida que ultrapassa os contornos e a estrutura espacial da cidade e chega ao campo, dando-lhe uma nova configuração. O Brasil não escapa a esse fenômeno. Como conseqüência da expansão urbana no Brasil, ocorre(m)
- A. significativas mudanças na configuração geográfica das áreas rurais, uma vez que esses espaços deixaram de ser marcados pelas atividades agropecuárias, que passaram a ser secundárias em razão da expansão da agroindústria.
- B. a presença cada vez mais intensa de inovações tecnológicas, que provocaram não só o aumento da área cultivada, como também a oferta de empregos na área rural e a conseqüente elevação dos índices de produtividade na agricultura, em especial na agricultura de subsistência.
- C. a desestruturação das antigas relações tradicionais de trabalho, tais como a parceria, o arrendamento e a meagem, e a intensificação das relações capitalistas de trabalho, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
- D. o aumento da subordinação das atividades rurais a fenômenos da natureza, como geadas e nevascas, apesar da utilização de várias inovações tecnológicas e da aplicação da biotecnologia, tanto na agricultura como na pecuária.