A tabela apresenta as principais divisões da Terra ilustrando algumas características específicas de cada uma das suas camadas.
Após a análise da tabela, é correto afirmar que
conforme se pode observar, as massas da crosta continental e do núcleo somadas correspondem a maior parte da massa terrestre.
a baixa densidade do núcleo, por exemplo, indica que este seria metálico, talvez formado por níquel e ferro, denominando-se NIFE.
as informações que se têm a respeito do interior da Terra foram obtidas por vias diretas, uma vez que as perfurações mais profundas normalmente ultrapassam os 5000 ou 6000 m, alcançando as estruturas rígidas mais profundas.
verifica-se ainda que há significativas diferenças na densidade média dos materiais que compõem cada uma das camadas, havendo substancial distinção entre as densidades médias da crosta (oceânica e continental), que é da ordem de 2,8 g/cm³, do manto (4,69 g/cm³) e do núcleo (10,6 g/cm³).
a divisão da litosfera entre a crosta terrestre e a crosta oceânica justifica-se pelas inúmeras semelhanças entre as duas, a saber: espessuras, tipologia das rochas e formas de relevo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...