Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Pantanal Mato-grossense ocupa uma área aproximada de 140.000km² e é parte integrante da bacia do rio Paraguai. Trata- se de uma planície fluvial das mais importantes do planeta. As afirmativas a seguir referem-se a esse tema. Uma delas, no entanto, não corresponde à realidade. Assinale-a
O principal fator que controla as condições de escoamento, na área, é consequência do contato brusco entre as elevações e planaltos marginais e os terrenos planos da depressão.
Os diversos sistemas pantaneiros comportam formas comuns de acumulação, como leques aluviais quaternários.
A distribuição sazonal da pluviosidade no Pantanal ocorre, em média, por uma alternância de outono-inverno ( período de menor intensidade) e primavera-verão( concentração de chuvas)
O Pantanal, em decorrência da estrutura geológica, é uma área integralmente situada em terrenos pré-cambrianos, inundados periodicamente.
O Pantanal representa uma área do Brasil que possui uma notável biodiversidade em relevos inundáveis periodicamente e com clima tropical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...