Apenas quando você tiver cortado a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, vai descobrir que não pode comer dinheiro. As atividades humanas causam impactos na natureza.
Devido à interdependência existente entre os elementos do ambiente terrestre, a agressão ou a destruição de um elemento afeta os demais, tanto no tempo quanto no espaço.
Com base nas considerações e nos conhecimentos sobre os ecossistemas do Rio Grande do Norte e seus impactos, pode-se afirmar:
- A. O ecossistema da Mata Atlântica encontrado no litoral norte do Estado foi totalmente devastado na época do descobrimento do Brasil, devido ao contrabando de madeiras e às queimadas.
- B. O ecossistema da Mata Atlântica encontrado no litoral norte do Estado foi totalmente devastado na época do descobrimento do Brasil, devido ao contrabando de madeiras e às queimadas.
- C. Os brejos de altitude apresentam variação de formações vegetais, a depender do tipo de clima, relevo e solo onde ocorrem e vêm sendo devastados pela expansão urbana, que já reduziu 90% de suas áreas originais.
- D. Os cerrados, domínio vegetal das baixadas mais úmidas, tiveram quantidade expressiva de suas matas submersa com a construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, nas várzeas dos rios Piranhas-Açu.
- E. A atividade salineira e a carcinicultura, respectivamente, para construção de cristalisadores e viveiros, são as principais responsáveis pela destruição dos manguezais do litoral potiguar.