Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a oficina do mundo, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se
a exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos.
o moderno sistema de produção agrícola, desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para a exportação.
a especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada.
criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações.
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