Leia o texto abaixo, intitulado Blocos Regionais e Globalização: A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-Guerra Fria. A antiga paisagem plana, onde se destacava o cume praticamente solitário da Comunidade Europeia, foi preenchida por cordilheiras, montanhas e morros de blocos poderosos, intermediários ou pífios, ou apenas de projetos ambiciosos de megablocos transcontinentais.
A partir do texto acima, analise as proposições abaixo que caracterizam importantes blocos ou mercados regionais do planeta na atualidade:
I NAFTA, bloco econômico definido a partir da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias que envolvem trocas de mercadorias e a garantia de um mercado comum através da livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
II APEC, bloco econômico surgido a partir do Programa de Integração e Cooperação Econômica (PICE), assinado entre seus países integrantes, e efetivado por meio de uma união aduaneira ou tarifa externa comum para os produtos importados.
III ASEAN, bloco econômico fundado com a finalidade de promover o comércio aberto e a cooperação econômica na região pacífica. Esse megabloco poderá alterar significativamente o quadro das relações internacionais dada a importância das economias que abriga.
IV NAFTA, mercado regional criado como resposta à UE e para dar maior respaldo às intensas trocas comerciais entre seus membros.Atualmente, uma grande quantidade de produtos circula livremente entre seus integrantes.
V CAN, mercado regional marcado pela existência de uma área de livre-comércio tradicional, isto é, não envolve apenas a remoção de restrições tarifárias e não-tarifárias ao comércio de bens, mas também a definição de uma tarifa externa comum.
Assinale a alternativa com as proposições INCORRETAS:
I, II e III
II, III e V
III, IV e V
I, II, III e IV
I, II, III e V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...