Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:
Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:
a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.
é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio.
os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma.
os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus.
o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada
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