Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:
- Representação e comunicação;
- Investigação e compreensão;
- Contextualização sociocultural.
Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.
Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:
a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.
a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.
a investigação e compreensão dos processos de formação territorial
a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.
a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...