NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".
Do assunto em pauta é correto afirmar que:
devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar.
a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades.
sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades.
os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...