Nas duas últimas décadas, novos desafios vêm sendo enfrentados pela educação em geral e pela disciplina de geografia em particular. Dentre esses desafios estão a leitura do mundo em que vivemos, a reflexão sobre questões socioambientais e os conflitos étnico-culturais em várias partes do mundo. Diante desse cenário, podese afirmar que
a escola vem sendo adequadamente reformulada e, conseqüentemente, estamos assistindo a uma grande valorização da disciplina de Geografia, confirmada pelo aumento de sua carga horária no ensino fundamental e médio.
a disciplina de Geografia não tem contribuído significativamente para a necessária renovação do processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios citados, devido à ausência de pesquisas acadêmicas referentes à reformulação do ensino de Geografia.
o enfrentamento desses novos desafios é marcado pela pluralidade de situações e contextos vividos pelos sistemas educacionais, podendo ser encontrados países que recentemente promoveram uma revalorização da disciplina de Geografia como também aqueles que optaram pela redução da quantidade de aulas de Geografia.
de uma forma geral, por influência das iniciativas de geógrafos e educadores franceses, nota-se um aumento na carga horária da disciplina de Geografia nos países do continente europeu, enquanto que nos países da América a Geografia escolar vem perdendo espaço para outras disciplinas.
a interdisciplinaridade, processo de ensinoaprendizagem implantado com sucesso em nível mundial, solucionou as dificuldades enfrentadas pela disciplina de Geografia no que se refere ao estudo de novas temáticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...