Na regionalização do espaço brasileiro, várias divisões são apresentadas. Sobre essas divisões e os critérios em que se basearam, é verdadeiro afirmar que
- A. a primeira regionalização do Brasil, feita pelo IBGE, fundamentou-se no conceito de regiões homogêneas, definidas segundo uma combinação de características físicas, demográficas e econômicas; essas regiões foram delimitadas com base em estudos setoriais envolvendo, entre outros aspectos, o domínio ecológico, o comportamento demográfico e a rede de transportes.
- B. a regionalização oficial mantida pelo IBGE, desde a década de 60 do século XX, adota como critério principal o conceito de regiões naturais, sendo as unidades regionais identificadas por meio de estudos sobre as influências recíprocas entre diferentes fatores naturais, principalmente clima, vegetação e relevo.
- C. as regiões de planejamento foram criadas pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar a ação dos órgãos de planejamento regional no território; esses órgãos passaram a atuar de forma autônoma, visto que não estavam subordinados ao Governo Federal. Nesse tipo de divisão regional, foram usados como critério básico os fatores naturais.
- D. uma nova forma de regionalizar o país tem sido utilizada nas últimas décadas nos estudos do espaço geográfico brasileiro: trata-se da divisão em regiões geoeconômicas, que leva em consideração a formação histórica do território, bem como o papel das regiões na divisão territorial do trabalho.