O teste LIFO (Life Orientations) foi construído com o objetivo de descrever estilos pessoais de atuação. Esses estilos são quatro (AP/CS Apoio/ Concessão; LD/DM Liderança/Dominação; CV/AG Conservação/Apego; e AD/NG Adaptação/ Negociação) que variam seu comportamento dependendo se a situação é favorável ou desfavorável.
Nesse contexto, considere as situações a seguir.
Situação A: Maria é secretária do vice-presidente de uma empresa multinacional. No momento, seu comportamento é prestativo, receptivo e cooperador. Seu chefe e seus colegas tecem inúmeros elogios em relação ao seu comportamento para com os outros.
Situação B: Rodrigo é advogado da União. Quando entra em sua repartição, não fala com as pessoas que encontra. Somente troca frases precisas e secas com sua secretária, antes de começar o trabalho. No momento, só se reporta às pessoas com o objetivo estrito de direcionar a realização do trabalho. É muito duro e impaciente com as pessoas. Ele é visto pelos colegas como uma pessoa arrogante.
Situação C: Marcelo é consultor de uma empresa de TI. Ele é visto pelos colegas como um homem apaixonado pelo que faz. Sua flexibilidade comportamental abre inúmeras possibilidades de encontros com outras pessoas. No momento, ele é o encarregado da construção de um site de consultas médicas on-line que possibilita aos médicos do interior do país tirarem dúvidas com médicos da capital. Seu charme pessoal e a coesão de seu grupo de colaboradores o ajudaram na realização desse projeto.
Analisando as situações A, B e C, quanto à definição do estilo e situação que delimitam o comportamento, conclui-se que
Maria enfrenta alguns conflitos e insucessos, e seu estilo LIFO é o de LD/DM.
Rodrigo está em um momento muito produtivo em sua vida, e seu estilo LIFO é o de AD/NG.
Marcelo enfrenta alguns conflitos e insucessos, e seu estilo LIFO é o de AP/CS.
Maria está em um momento muito produtivo em sua vida, e seu estilo LIFO é o de CV/AG.
Marcelo está em um momento muito produtivo em sua vida, e seu estilo LIFO é o de AD/NG.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...