Haerbaert, dissertando sobre a ocupação dos cerrados no oeste baiano como um dos aspectos das novas dinâmicas territoriais no nordeste brasileiro, assevera que:
Auxiliado pelas ideias do texto acima, faça o somatório dos itens corretos sobre os impactos ambientais decorrentes da expansão da fronteira agrícola na região dos cerrados do Brasil central.
[2] No oeste baiano, o desmatamento do cerrado não é um fenômeno atual, pois a região sempre foi uma das mais populosas do nordeste. Quando resolveram plantar soja ali,quase já não existiam mais espaços recobertos com vegetação nativa.
[4] A expansão da soja aproveita-se dos enormes chapadões areníticos típicos de relevo tabular ou tabuliforme, coberto por cerrados, vegetação que se desenvolve em área de solos ácidos.
[8] Apesar dos solos de má qualidade, a rica flora do cerrado quase não depende dos nutrientes do subsolo da região, pois as plantas nutrem-se diretamente da enorme quantidade de húmus que elas mesmas produzem.
[16] O desmatamento desenfreado na região dos cerrados poderá gerar a formação de núcleos de desertificação como os existentes na região semiárida, pois a retirada da cobertura vegetal diminui o processo de lixiviação.
[32] A estação chuvosa, que na região do cerrado brasileiro ocorre entre novembro e março, pode até acelerar a desertificação das áreas desmatadas, devido ao aumento do escoamento superficial.
Assinale a alternativa com o resultado do somatório dos itens corretos:
52
44
36
30
28
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...