A irrigação por aspersão é a que mais chama atenção do leigo, devido ao efeito visual que proporciona. Entretanto, cuidados devem ser tomados para evitar eventuais efeitos tóxicos causados por depósitos minerais sobre a folhagem.
Em relação ao sistema de irrigação por aspersão, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Devido à menor evaporação durante as noites, as irrigações noturnas são muito eficientes para eliminar a toxicidade produzida pela absorção foliar de íons e, em alguns casos, podem reduzir também o problema de depósitos minerais nas folhas.
- B. Os ventos quentes e secos constituem o principal fator para a concentração e absorção de íons tóxicos, assim como para a deposição de minerais solúveis nas folhas das culturas. Portanto, deverão ser evitadas as irrigações por aspersão durante os períodos em que ocorrerem esses ventos.
- C. Em áreas quentes com vento forte, parte da água aplicada por aspersão é levada pelo vento, reduzindo, assim, os depósitos minerais sobre a folhagem das plantas irrigadas e suas vizinhas.
- D. Os aspersores de giro lento permitem maior evaporação da folhagem durante o período seco entre rotações e, consequentemente, favorecem a concentração dos sais aplicados sobre as folhas da cultura.