Por que os modelos de ondulações geoidais são necessários?
A. A altitude determinada utilizando um receptor GNSS não está relacionada ao nível médio do mar, mas ao elipsoide de referência. Portanto, torna-se necessário conhecer a diferença entre as superfícies geoidal e elipsoidal para que a altitude acima do nível médio do mar possa ser obtida.
B. A variação da massa de água nos mares provoca deslocamentos no centro de gravidade do geoide o que leva a necessidade de correção, daí a importância de ter modelos temporais de ondulações geoidais.
C. Para compatibilizar a precisão e acurácia de imagens de satélites sujeitas à interferência de ondas eletromagnéticas oriundas sobretudo de explosões solares e outras anomalias que podem prejudicar a captação da cena pretendida.
D. Para determinar a variação entre as órbitas dos diversos satélites que compõem os sistemas de posicionamento global sobretudo quanto às Constelações Americana (NavStar-GPS) e Russa (Glonass).
E. Para efetuar a correção de interferência atmosférica no sinal dos satélites utilizados nos diversos sistemas de posicionamento global.