A China é o mais recente país a sair da economia planificada e a entrar na economia de mercado. Em 1960, a China rompeu com a ex-União Soviética e houve diminuição no seu interesse pela industrialização, passou anos priorizando a agricultura a partir do que era denominado indústrias leves e de pequeno porte, situadas nas áreas rurais. A partir da década de 70 do século passado, voltou a enfatizar o desenvolvimento industrial e a investir em indústrias de grande porte quando também passou a abrir para o mercado internacional. Acerca dessa abertura econômica da China, assinale a opção correta.
A abertura da China para o mercado mundial deve-se à quebra do governo comunista, no final so século passado.
A China é o país de maior crescimento econômico registrado neste século. Os excedentes dessa economia têm sido revertidos internamente para diminuir as desigualdades sociais marcantes entre interior, pobres e sem condições de consumo e a parte leste e litorânea, com renda e consumo mais elevados.
Basicamente, o que ocorreu na China foi a readmissão da iniciativa privada na economia, levando em conta a lei da oferta e da procura. Foi permitido também os investimentos estrangeiros, rapidamente atraídos por incentivos governamentais e os baixos salários associados à mão de obra barata e disciplinada e um vasto pontencial de consumo.
Apesar de todo o crescimento industrial chinês, o Brasil continua sendo o lider da industrialização no hemisfério sul.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...