Embora clima e cultura organizacional sejam conceitos relacionados, para alguns autores, esses conceitos são sinônimos, para outros, não. O fato é que a cultura organizacional é um dos pressupostos básicos, o padrão mais difícil de entender. Ela é passada como a maneira correta de perceber, de imaginar e de sentir em uma organização. Já o clima organizacional refere-se às percepções individuais dos eventos culturais das organizações: como os empregados, individualmente ou em grupo, interpretam o que acontece na organização. Porém, entendendo que são conceitos congruentes, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. Uma vez que essas hipóteses básicas são compreendidas, torna-se mais difícil voltar atrás e interpretar corretamente alguns dos artefatos, ou aspectos físicos da organização.
- B. Alguns pesquisadores já sugeriram que a cultura organizacional se parece mais com a personalidade subjacente de um indivíduo e que o clima organizacional é mais semelhante aos diferentes humores que os indivíduos experimentam no dia a dia (Kilmann, Saxton & Serpa, 1985).
- C. Um dos componentes da cultura organizacional é o layout físico e a utilização do espaço na organização. Se a cultura de uma empresa estiver baseada na pressuposição de que cada empregado é singular e trabalha melhor quando lhe é permitido expressar essa singularidade, isso se tornará evidente nas características físicas da empresa.
- D. Schein (1990) sugere que a melhor maneira de se estudar a cultura organizacional é examinar três diferentes níveis que identificam a cultura de uma organização que são: artefatos observáveis (que incluem todos os aspectos físicos da organização), os valores das organizações (normas, crenças, documentos...) e, por fim, as hipóteses consideradas certas, fundamentais e inconscientes que determinam os sentimentos e os comportamentos organizacionais.