O processo de conversão da altitude elipsoidal em ortométrica é usualmente empregado para adequação das cotas obtidas por aparelhos GNSS. Levando em consideração a informação apresentada, assinale a alternativa correta.
- A. A conversão da altitude ortométrica em elipsoidal é feita utilizando-se parâmetros dos Data SAD69 (topocêntrico) e SIRGAS UTM/2000 (geocêntrico).
- B. A altitude ortométrica emprega como referência o Datum SIRGAS UTM/2000, daí a necessidade de compatibilizar suas cotas com as de outros sistemas cartográficos empregados no Brasil, como Córrego Alegre e SAD69.
- C. A ondulação geoidal representa as diferenças entre as cotas altimétricas obtidas pela cartografia e as cotas obtidas pela topografia com coordenadas locais (X, Y e Z).
- D. A ondulação geoidal representa as diferenças entre as cotas altimétricas obtidas por aparelhos GNSS e a altitude ortométrica.
- E. No Brasil, o modelo que se utiliza para conversão da altitude elipsoidal em ortométrica adota os parâmetros DX = +66,87 m, DY = -4,37 m e DZ = +38,52 m.