A estrutura de dados raster é o primeiro e mais antigo formato de dados, cuja estrutura se consegue mediante o uso de uma malha quadriculada regular sobre a qual se constrói célula a célula o elemento que está sendo representado. Os métodos de estruturação de dados raster apresentam vantagens e desvantagens quanto à sua utilização em comparação com a estrutura vetorial. Sobre a estrutura em questão, é correto afirmar que
- A. uma de suas vantagens está na simplicidade, não exigindo programas muito complexos para a manipulação dos dados, facilitando a elaboração de aplicações específicas.
- B. obtém mapas digitais mais precisos que os da estrutura vetorial, sobretudo ao representar manchas pequenas ou padrões lineares como rios e estradas.
- C. possui mais qualidade visual de apresentação dos produtos finais (mapas), produzidos em impressoras e/ou plotters.
- D. sua vantagem é permitir a apresentação mais adequada dos dados obtidos, não só do ponto de vista estético, mas também pelo fato de que o produto final assemelha-se mais à forma analógica de elaboração de mapas.
- E. sua principal desvantagem é que seus dados não podem ser armazenados nem convertidos para a estrutura vetorial nos SIGs modernos.