Especialmente em áreas urbanas, os movimentos de massa são responsáveis por sérios prejuízos materiais e de vida à população e, por esse motivo, estes constituem objetos de estudos de grande interesse para pesquisadores e gestores. O Brasil, por suas condições climáticas e geomorfológicas, está sujeito a esses danos. Em razão da relevância dos movimentos de massa no planejamento urbano, é correto afirmar:
- A. a classificação e padronização dos movimentos de massa são dificultadas pela diversidade de materiais envolvidos, processos e fatores condicionantes.
- B. os movimentos de massa são processos pedogenéticos acelerados pela ação da chuva e pela ocupação desordenada.
- C. as corridas de massa estão associadas geralmente à concentração excessiva de fluxos de água subsuperficiais e possuem em geral pequeno poder de destruição em razão da ausência de materiais viscosos.
- D. os escorregamentos são caracterizados por movimentos rápidos, com ausência de planos de ruptura e homogeneidade do material.
- E. a carta geotécnica constitui o principal instrumento de planejamento que permite prever com precisão a ocorrência de escorregamento no espaço e tempo.