Leia o poema de Elomar:
Como se pode observar nos versos acima, a questão da terra no Brasil envolve entre outros problemas, os conflitos agrários, que adquirem nuances diferenciadas em cada um dos complexos regionais do país. Quanto a esses conflitos, é verdadeiro afirmar que
- A. eles ocorrem de maneira bastante violenta na Região Centro-Sul, especialmente no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, estando relacionados à colonização de imigrantes europeus, principalmente alemães, que, seguindo as tradições de seus antepassados, trouxeram para a região uma estrutura minifundiária baseada na agricultura familiar.
- B. as lutas pela posse da terra, no complexo nordestino, têm-se intensificado nos últimos anos, ocorrendo principalmente no sertão e no agreste, espaços de agricultura tradicional, onde atualmente se assiste a uma forte expansão da agricultura comercial, com aglutinação de muitas pequenas propriedades camponesas, que se transformam em latifúndios.
- C. aumentou o número e a violência dos conflitos agrários no contexto amazônico nas últimas décadas, o que se deve principalmente à forma pela qual ocorreu o processo recente de ocupação na região, tendo-se estabelecido uma espécie de "república de latifúndios".
- D. os expropriados do Centro-Sul, graças à modernização das atividades agropecuárias, instalaram-se preferencialmente no Nordeste, contribuindo para o aumento da dificuldade de acesso dos trabalhadores rurais à terra, ressalte-se também que, nessa região, há um reduzido percentual de terras férteis, que se resumem aos brejos (trechos mais úmidos do agreste).