A medição da radiação solar é de grande importância para estudos das condições climáticas e da compreensão dos fenômenos atmosféricos. Sua medição requer instrumentos adequados, que estão descritos a seguir.
1) Piranômetros - Designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para medir irradiâncias numa superfície plana, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de todo um hemisfério (2 pi sr) no espectro solar. Uma vez instalado num plano horizontal e voltado para cima, fornece medições de irradiância global. Nessas mesmas condições, pode fornecer medições de irradiância difusa, caso o disco solar esteja sendo ocultado por algum dispositivo de sombreamento (anteparo, faixa, disco). Caso o plano de observação não seja horizontal, deve ser indicada sua inclinação.
2) Pireliômetros - Designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para irradiâncias numa superfície plana perpendicular à incidência do feixe solar direto, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de um campo de visão restrito, com ângulo sólido equivalente ao disco solar, no espectro solar. Fornece medições de irradiância direcional.
3) Heliógrafos - Instrumento que registra a duração do brilho solar. Composto por uma placa bimetálica que, com calor específico distinto, faz com que se mova uma pena sobre o heliograma, registrando conjuntamente a insolação e a irradiância direcional.
4) Actinógrafos - Instrumento usado para medir a radiação global. É composto de sensores baseados na expansão diferencial em um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.
Os instrumentos para medida da radiação solar estão corretamente descritos em:
1, 2, 3 e 4.
3, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.
4, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...