Os Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) são responsáveis por grande parte das precipitações pluviais que acontecem nos trópicos, em ambos os hemisférios, em todas as estações do ano. Os Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) correspondem à categoria extrema de tais sistemas. Estes são grupamento de nuvens comulonimbus, cujas bigornas apresentam aspectos típicos quando observados a partir de imagens de satélite em infravermelho. Os CCMs apresentam as seguintes etapas evolutivas: gênese, maturação e dissipação. Quando tais sistemas se instalam, pode-se afirmar que:
1) mesmo em condições de instabilidade, com fluxo de calor e umidade nos baixos níveis da atmosfera, a convecção fica prejudicada na fase de maturação do sistema.
2) a fase de maturação ocorre na madrugada, frequentemente em sintonia com a maior intensidade nas correntes de Jato de Baixos de Níveis (JBNs).
3) na região de domínio dos CCMs, com estes em plena fase de maturação, nunca ocorrerão tempestades, tampouco chuvas isoladas.
4) a gênese dos CCMs ocorre geralmente ao fim da tarde ou no início da noite. Nessa etapa, fatores locais como a orografia e a existência de fontes de calor e vapor d‟água podem favorecer o aparecimento e o crescimento de células convectivas.
Está(ão) correta(s):
1, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas
3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...